Di20 Design gráfico, de embalagem, marcas e lojas

O projeto de design das embalagens e etiquetas para as tortas de sorvete da tradicional fábrica de sorvetes Amoratto de Florianópolis foi projetado para ser econômico e flexível. Assim uma única caixa pode acondicionar quatro sabores distintos diferenciados por etiquetas.

HISTÓRICO DO PROJETO

DEFINIÇÃO
Desenvolvimento de embalagem e etiquetas para tortas de sorvete.
DIVULGAÇÃO
Lojas da Amoratto e futuramente mercados.
REQUISITOS
Flexibilidade para servir a mais de um sabor da mesma linha de tortas.
OBJETIVO
Criar uma embalagem que permita que o produto seja colocado em gôndolas de supermercado e se destaque da concorrência.

A comparação entre a embalagem da torta de sorvete Amoratto no ponto de venda é evidente.

A cor preta, o formato em trapezoidal transmitem qualidade e sofisticação.

Para cada sabor foi associado uma cor que facilita a diferenciação do produto de forma fácil e reforça as imagens ilustrativas de sabor.

Desenvolvimento do projeto de embalagem para torta de Sorvete


Projeto de design para criação de embalagem e etiquetas para torta de sorvete Amoratto. A embalagem foi projetada para atender a todos os sabores atuais e futuros do produto. O produto "torta de sorvete" já existia dentro da gama de produtos da Amoratto. Porém era vendido somente nas lojas da empresa. O desafio por tanto consistia em projetar uma embalagem que permiti-se a entrada do produto em redes de supermercado. Esta embalagem também deveria destacar-se de seus concorrente.


Foi realizada pesquisa nos pontos de venda onde o produto seria lançado e análise de concorrentes para descobrir os pontos fortes e fracos de cada um.

Palavras-chave ajudaram no desenvolvimento do produto: Diferenciado, saboroso, atrativo, diferente, tradicional, elegante.


Design da embalagem para torta de Sorvete


A embalagem de papelão preta facilita a integração com diversas cores de etiquetas além de transmitir nobreza e qualidade ao produto. O preto deixa em primeiro plano a cor do sabor e a marca. O design da embalagem foi projetado para ser estocado aberto sem ocupar espaço. A montagem é simples e  inspirada no origami. Ter uma embalagem totalmente aberta facilita a logística e evita que a embalagem plástica interna estrague o produto durante o processo de embalamento.

Foi reduzido ao máximo a área de papel utilizado além da embalagem ser impressa em apenas uma cor.  Isto faz com que a embalagem tenha um custo muito inferior a uma embalagem tradicional. Menor custo representa mais competitividade e melhor margem de lucro.

Foi projetada também uma etiqueta de forma a ser utilizada tanto para o sabor quanto para o descritivo técnico. Deixando mais limpa a diagramação do produto. A abertura da embalagem articulada permite um manuseio mais simples tanto na hora de embalar quanto na hora de tirar o produto da embalagem.  A etiqueta adesivo ainda fecha a embalagem garantindo a qualidade do produto.